O que se percebe pela leitura desses poemas é a fina sensibilidade de Marlene, não apenas diante dos diferentes fatos da sociedade... mas igualmente na reflexão sobre os mistérios da vida. Marlene revela estar plenamente sintonizada com essa alta dimensão da poesia — situada no mesmo patamar da filosofia, que penetra no âmago do ser humano... E no poema Poeta, não hesita em afirmar: “A beleza de dialogar com um poeta/É que só ele consegue explorar uma palavra bruta/E esculpir com ela poesias sem nenhuma luta...”. Quem fizer a leitura integral deste livro de Marlene — o que recomendo, sem a menor sombra de dúvida, a todos aqueles que sentem a necessidade de afastar a superficialidade cosmética que grassa entre nós — verá que ela apresenta, corajosamente, sua visão de mundo, conforme preconizado por T. S. Eliot... Essa visão de mundo pode ser observada em vários de seus poemas. Destaco o quanto é necessário “explorar cada ninho/Que aparecer/Segurar o choro quando anoitecer/E aprender a viver sozinho”. Uma ótima reflexão, sem dúvida, para iluminar os caminhos diante da decadência espiritual do nosso tempo. Boa leitura a todos.
Newton De Lucca - Mestre, Doutor, Livre-Docente, Adjunto e Titular Sênior da Faculdade de Direito da USP. Desembargador Federal. Autor de treze livros de poesias, prefaciados por notáveis, como Carlos Drummond de Andrade.
Marlene Caminhoto é bacharela em Desenho, História da Arte e Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo. Fez Escola de Arte Dramática (EAD) da USP. Formou-se em Direito pela FMU. Apresentou projeto de Mestrado no Instituto de Artes da UNESP. Cursou Mestrado em Educação na UNINOVE. Criou diversos calendários com seus desenhos em bico de pena ou pastel seco. Destaques ao calendário oficial dos 450 anos de São Paulo e o das personalidades brasileiras do século XX, que foram indicados a prêmio internacional. É escritora, jornalista, poetisa, artista plástica, cineasta, atriz, diretora, produtora de cinema e de teatro, roteirista, diretora do Museu Histórico e Pedagógico Francisco Blasi, ativista cultural, fundadora de jornais e revistas, palestrante, professora e diretora universitária. Recebeu dezenas de prêmios em todas as áreas de atuação. Lançou o livro de contos Catança, só com contos premiados em concursos, e o romance O peixe fora da água em Bienais Internacionais de São Paulo. Participa em dezenas de antologias de poesias e contos por concursos. É diretora da Camerata Estrela Eta Carinae e de filmes longa-metragem. É autora de samba-enredo na X-9 Paulistana. É membro da Academia Botucatuense de Letras e da União Brasileira de Escritores. Foi membro de júri em concursos literários e salões de artes. Recebeu homenagens de câmaras municipais e de revista literária em Portugal. Desenhou capas de livro e prefaciou obras. Possui textos inéditos de literatura, teatro e cinema. É colaboradora em jornais de grande porte e revistas e editora empresária de jornais e revistas.
Serviço:
Carne e Alma Na Poesia
Marlene Caminhoto
Scortecci Editora
Poesia
ISBN 978-85-366-7076-8
Formato 14 x 21 cm
148 páginas
1ª edição - 2025
