Pesquisar

A COR DO AMOR / Alberto Pessoa

A cor do amor convida o leitor a percorrer caminhos de lembranças, encontros e despedidas, explorando as muitas formas que o amor assume ao longo da vida. Alberto Pessoa nos guia por histórias carregadas de nostalgia, esperança e descobertas, revelando que amar é tanto um aprendizado quanto uma entrega. Nesta obra, cada página é um espelho da experiência humana: o primeiro amor, a saudade, a vulnerabilidade, as promessas do futuro e a força das memórias que permanecem. Com sensibilidade e poesia, os textos transformam emoções universais em narrativas que tocam fundo no coração. Mais do que histórias, são fragmentos de vida — lembranças que aquecem, dores que ensinam e sonhos que renovam. Um convite para refletir sobre o que significa amar, ser amado e seguir adiante, sempre com a chama da esperança acesa.


O escritor e jornalista maranhense Alberto Pessoa, natural de Caxias (MA), tem sólida formação em Geografia (licenciado pela UEMA) e Jornalismo (bacharel pela Faculdade Anhanguera, de Brasília). É jornalista experiente, poeta, contista e cronista da cena cultural do Nordeste e de Brasília. Sua carreira teve início como repórter no jornal O Pioneiro e, ao longo dos anos, assumiu funções de editor e diretor em publicações como Edição Extra (ao lado do jornalista Edson Vidigal Filho), Folha de Caxias, Folha do Povo e Tribuna do Povo.  Também colaborou para o Correio do Piauí, para a TV Paraíso (Caxias) e para a Tribuna do Brasil (Brasília). É fundador e editor da revista Nova Imagem (Brasília).


Obras e participações literárias 

Autor de destaque em gêneros como crônica, conto e poesia, publicou obras como: Trilhas (Scortecci, 2023), Palavras Cruzadas (poesia), Da Estrada (contos e crônicas) e Versos Paralelos (poesia). Fez parte da antologia Tributo a Érico Veríssimo, junto a oitenta autores de todo o Brasil, e lançou suas obras em importantes eventos literários, como a Feira do Livro de São Paulo e a Bienal de Brasília.

Atuação em academias e entidades culturais: Integra diversas instituições literárias e culturais no país e no exterior, entre elas: Instituto Histórico e Geográfico de Caxias (MA), Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM), Academia Mineira de Belas Artes, Academia Aguaslindense de Letras, Academia Gamense de Letras, Academia Taguatinguense de Letras, Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Portugal (NALAP) e Núcleo de Letras e Artes de Buenos Aires (Argentina). É presidente da Academia de Letras e Artes de Goiás, ligada à Associação Internacional de Escritores e Artistas (Literarte).

Reconhecimentos e prêmios 

Recebeu: Comenda Literária Érico Veríssimo (2025); Prêmio Minas Gerais dos Saberes (2024) e Comenda Personalidade do Ano Literarte — Olodum (Salvador, 2023), além de ter poema destacado pela Associação dos Poetas do Rio de Janeiro, com exposições em Évora (Portugal), Boston (EUA) e Romênia e Festival Psiu Poético Rio 2025.

Menção honrosa do Clube Literário Brasília: Recebeu o 3º lugar no Prêmio Nacional de Redação Assis Chateaubriand (1998). Seus poemas foram escolhidos para projetos como “Verso & Prosa” (Palavra é Arte), com redistribuição para escolas por solicitação de professores da Associação Brasileira de Professores de Literatura Portuguesa (ABRAPLIP). Também teve destaque no Brasília Photo Show, o maior festival de fotografia da América Latina, com quatro imagens premiadas e expostas no Museu de Arte de Brasília.

Contribuições profissionais e editoriais: Atualmente, Alberto Pessoa atua como sócio administrador da J. P. P. Neto & A. J. P. Sobrinho Ltda., responsável pela edição e publicação da revista Nova Imagem, veículo editorial com sede em Brasília.


Serviço:


A Cor do Amor

Alberto Pessoa

Scortecci Editora 

Contos

ISBN 978-85-366-7224-3

Formato 14 x 21 cm

80 páginas

1ª edição - 2026